quinta-feira, 7 de março de 2019

O narcisismo dos dias de hoje!!





.Em primeiro lugar ,gostaria de explicar o que é o Narcisismo.Baseia-se fundamentalmente em Narciso,um herói da mitologia grega,conhecido por sua beleza e orgulho.Dotado de uma beleza incomum,Narciso foi predestinado a ter vida longa(por um oráculo,uma espécie de profeta da era antiga,que foi consultado por seus pais para saber qual seria o destino do seu precioso filho)se nunca contemplasse seu rosto.
Narciso era orgulhoso e arrogante,porém belo e despertava amores tanto em mulheres quanto em homens,e até mesmo nas ninfas,que ofendidas,pediram aos deuses para vinga-las pelo desprezo sofrido.A deusa Afrodite fez com que Narciso fosse até uma lagoa  Eco e ali pela primeira vez Narciso contemplou o seu belo rosto,apaixonado-se desesperadamente pelo reflexo que via na água.
Em busca  do ser amado,Narciso foi atrás daquele belo que estava na lagoa,acabou se afogando morrendo em seguida.
Algumas mudanças nessa estória,não alteram o significado que esse nome se dá um transtorno de personalidade que em seu estado mais avançado,fica impossível de relacionar-se com essa pessoa.
O Narcisismo é o amor do indivíduo por si próprio ou por sua imagem.A pessoa que tem esse tipo de transtorno,é muito comum se vangloriar-se imputando lhe qualidades e adjetivos que na maioria das vezes não tem.

O conceito Narcisismo foi cunhado por Sigmund Freud,fundador da Psicanálise,que após várias observações em indivíduos muito vaidosos e orgulhosos que tinham muita dificuldade em seus relacionamentos da sociedade,identificaram um transtorno emocional que ficou conhecido como Transtorno Narcisista da Personalidade.
O narcisista é uma pessoa invejosa,que sempre quer prestígio admiração e obter êxito e poder,prejudicando qualquer um que atravessar seu caminho.Pensa sempre ter mais privilégios que os outros e sempre busca um ar de superioridade acreditando ser melhor que todos os outros seres humanos,não apenas àquele mundo que os rodeia,mais todo o mundo mesmo.
Um tanto de amor por si é necessário para confirmar e sustentar a autoestima, mas o exagero é sinal de fixação numa identificação vivida na infância. 
O Narcisismo aparece em estágios.No primeiro estágio é onde o bebê quer satisfazer todas as suas necessidades ,não distinguindo que ele e o mundo são coisas diferentes.

Estarei discorrendo minuciosamente na próxima postagens...

Até lá..

Abraços

sábado, 23 de fevereiro de 2019

As mulheres são maravilhosas..






Quando foi que nos percebemos que somos maravilhosas? Acho que ainda não.Em pleno século 21,em 2019 ainda ocorrem fatos que nos deixam triste e preocupadas com o futuro das nossas meninas.Fatos,como espancamentos,feminicídios e violência tantos patrimoniais,verbais e físicas,que são vistas com um grau de naturalidade espantosa.
Ainda,muitas de nós,nos culpamos pela violência sofrida.Ainda,nesse tempo,não temos certezas sobre nossa capacidade profissional e financeira,de administração do nosso patrimônio,esquecendo que toda economia doméstica gira em torno da mulher.É ela que sabe,quantos quilos de arroz,por mês,quantos de feijão,qual cardápio fazer em qual dia da semana.É ela que conhece os filhos só pelo olhar.Sabe quando vão ficar resfriados ou doentes...Deveríamos olhar no espelho todos os dias e dizer para nós mesmas:"Eu sou maravilhosa!!
As mulheres são seres delicados e fortes que Deus colocou no mundo,com graça e elegância elas vão conquistando espaços,antes apenas reservados para os homens.Hoje podemos trabalhar,estudar viver tranquilamente sem dar muitas explicações,muito diferente da época de nossas avós,verdadeiras heroínas que cozinhavam,lavavam roupas(e muitas roupas,muitas vezes sem água encanada,no rio)cuidavam dos filhos(6,8,10 ou até mais)e ainda diziam : Ela não trabalha,só fica em casa.😲
ainda temos muito o que conquistar,mas podemos agradecer a Deus por tudo o que já podemos.Quero convidar você mulher,para em um minuto dizer: "Deus te agradeço por tudo o sou e posso ser hoje".
Deus abençoe a todos.