quinta-feira, 7 de março de 2019

O narcisismo dos dias de hoje!!





.Em primeiro lugar ,gostaria de explicar o que é o Narcisismo.Baseia-se fundamentalmente em Narciso,um herói da mitologia grega,conhecido por sua beleza e orgulho.Dotado de uma beleza incomum,Narciso foi predestinado a ter vida longa(por um oráculo,uma espécie de profeta da era antiga,que foi consultado por seus pais para saber qual seria o destino do seu precioso filho)se nunca contemplasse seu rosto.
Narciso era orgulhoso e arrogante,porém belo e despertava amores tanto em mulheres quanto em homens,e até mesmo nas ninfas,que ofendidas,pediram aos deuses para vinga-las pelo desprezo sofrido.A deusa Afrodite fez com que Narciso fosse até uma lagoa  Eco e ali pela primeira vez Narciso contemplou o seu belo rosto,apaixonado-se desesperadamente pelo reflexo que via na água.
Em busca  do ser amado,Narciso foi atrás daquele belo que estava na lagoa,acabou se afogando morrendo em seguida.
Algumas mudanças nessa estória,não alteram o significado que esse nome se dá um transtorno de personalidade que em seu estado mais avançado,fica impossível de relacionar-se com essa pessoa.
O Narcisismo é o amor do indivíduo por si próprio ou por sua imagem.A pessoa que tem esse tipo de transtorno,é muito comum se vangloriar-se imputando lhe qualidades e adjetivos que na maioria das vezes não tem.

O conceito Narcisismo foi cunhado por Sigmund Freud,fundador da Psicanálise,que após várias observações em indivíduos muito vaidosos e orgulhosos que tinham muita dificuldade em seus relacionamentos da sociedade,identificaram um transtorno emocional que ficou conhecido como Transtorno Narcisista da Personalidade.
O narcisista é uma pessoa invejosa,que sempre quer prestígio admiração e obter êxito e poder,prejudicando qualquer um que atravessar seu caminho.Pensa sempre ter mais privilégios que os outros e sempre busca um ar de superioridade acreditando ser melhor que todos os outros seres humanos,não apenas àquele mundo que os rodeia,mais todo o mundo mesmo.
Um tanto de amor por si é necessário para confirmar e sustentar a autoestima, mas o exagero é sinal de fixação numa identificação vivida na infância. 
O Narcisismo aparece em estágios.No primeiro estágio é onde o bebê quer satisfazer todas as suas necessidades ,não distinguindo que ele e o mundo são coisas diferentes.

Estarei discorrendo minuciosamente na próxima postagens...

Até lá..

Abraços