terça-feira, 6 de setembro de 2011

Como surgiu o associacionismo..

ASSOCIACIONISMO:UM CONJUNTO DE IDEIAS

     Segundo os autores, Melvin H. Marx e Willian A. Hillix ,ambos professores de Psicologia na Universidade de Missouri ,E.U.A,  e Universidade Estadual de San Diego, E.U.A. respectivamente, em seu livro Systems and Theories  in Psychology , traduzido por Álvaro Cabral, Sistemas  e teorias em Psicologia, o Associacionismo ,está enraizado na Filosofia, pois sua origem  remonta  a certas indagações tais como “Como é que sabemos” , essa  força subjacente em grande parte da Psicologia, faz com que as ideias associacionistas serem acampadas por todas as escolas . Os empiristas britânicos são os mais próximos do associacionismo, mesmo estando mais interessados em problemas epistemológicos do que psicológicos definiram os progressos psicológicos subsequentes.

     Os conceitos associacionistas substituíram as teorias de aprendizagem, Hermann Ebbinghaus modificou os estudos associacionistas, começando pela aprendizagem de sílabas sem sentido até a formação de associação, ou seja, do outro extremo dos estudos anteriores existentes, I.P.Pavlov, fisiologista russo ,contribui com a associação das conexões E-R , Estímulo – Resposta, então o reflexo condicionado torna a Psicologia objetiva, E.L. Thorndike, foi o maior representante do Associacionismo, pois trouxe para a Psicologia  a Lei de efeito, da qual falarei mais adiante.

     Aristóteles propusera que itens semelhantes ou opostos ou contínuos tendem a associar-se entre si, usado pelos empiristas britânicos, que adicionando o Princípio da Causalidade, sugerido por Berkeley, estudado por Hume, já o Princípio da Contiguidade é o mais aceito , diz que se duas coisas são experimentadas vizinhas e no tempo, o mais provável é que sejam associadas entre si, o Princípio da da Semelhança e do contraste é aceito por alguns e rejeitados por outros.

     THOMAS HOBBES(1588-1679), associacionista, filósofo, político, um dos fundadores do empirismo britânico, teve uma posição determinista e mecanicista, considerou a razão o fator dominante na orientação do comportamento  humano, recorre aos dados sensoriais e não aceita as ideias inatas, explicou sua teoria através da associação pelo Princípio da Contiguidade .

     JOHN LOCKE(1632-1704)-Fundador do empirismo britânico. Suas ideias se assemelhavam com  as ideias aristotélicas, acreditando que as ideias estão ligadas ordinariamente por conexões naturais, dando a entender   que os princípios associacionistas são úteis  para explicar as conexões anormais. Locke dizia também das qualidades primárias que são inerentes ao corpo, e qualidades secundárias que diz não ao objeto, mas a função da própria mente. Esta distinção foi mais tarde destruída por George Berkely(1685-1753) um idealista subjetivo, para ele a mente era a realidade fundamental, o problema principal era como a mente gera a matéria. Dizia que as qualidades primárias(Loocke) era função da percepção, e que a percepção da profundidade visual dependia da experiência.

     DAVID HUME- opondo-se a Descartes abriu caminho para o método experimental. O Princípio Causa e Efeito, estava intimamente ligado ao Princípio da Contiguidade, pois para ele , causa e efeito só torna uma ideia se a causa fosse contínua ao efeito. Não existindo nas coisas observadas ,mas apenas na mente do observados, tendo uma estreita relação com a Contiguidade Temporal  e Espacial. Suas tendências céticas e antimetafísicas exerceram uma enorme influência em sua época, ele foi considerado um herói por tentar libertara Psicologia da Filosofia.

     O associacionismo se desenvolveu como sistema a partir do empirismo, no séc. XVIII por um médico erudito David Hartley que retomando A Associação de Ideias deLocke, fez sua psicologia em torno das associações formando o associacionismo  uma doutrina formal. David Hume (1705-1757),postulava a existência de ações vibratórias no Sistema Nervoso, correspondente as ideias e as sensações . Sendo que as sensações seriam vibrações mais intensas ,e as ideias seriam as vibrações menos intensas. A explicação ao prazer , a dor nas emoções e o significado das palavras explicou pela associação de ideias.

     JAMES MIL(1773-1836) supunha que as ideias simples somavam – se a outras ideias simples que formavam as ideias complexas, usando o Princípio da Contiguidade.

     JOHN  STUART MILL- (1806-1873)-Diferente de seu pai, John acreditava na Química mental . As ideias perdem a sua ideia original ao associarem-se dando origem a uma nova ideia.

     ALEXANDER BAIN(1818- 1903)- Os Princípios da Contiguidade e o Princípio da Semelhança eram as Leis de Bain, além disso ,havia  um efeito somatório pelo qual, as associações que são individuais e sem efeito para fazer reviver uma ideia passada e pode ser útil na ação conjunta. O Princípio da criatividade , diz que a mente tem o poder de formar novas combinações diferentes de tudo que houver se apresentado no decorrer da experiência.

    O associacionismo britânico deixou um legado importantíssimo para a psicologia, o pensamento e a experimentação, em termos de Estímulo e resposta, tanto no modo básico de pensar ,até aqueles que assumem uma atitude mais crítica.

    A psicologia sistemática de estímulo –reação de Edward Lee Thorndike (1874-1949)é o que mais se aproxima do Associacionismo. Thorndike desenvolveu a aprendizagem humana na Psicologia Social e da educação ,começando em experimentos em aves, cães e depois em macacos. Puramente associacionista, dedicou o final de sua carreira no estudo da aprendizagem humana. Definiu Psicologia como o estudo das conexões ou vínculos  estímulo-reação. Seu mais importante postulado é que o comportamento pode ser analisado em termos das associações, outro postulado é que os processos comportamentais são quantificáveis. A contribuição mais conhecida e mais controvertida é a sua Lei de Efeito, que mostra a aprendizagem gradual da resposta correta até a eliminação gradual da incorreta , aprendizagem tentativa e erro. Em seus experimentos (1931 e 1932), viu que o castigo serve principalmente para fazer com que o organismo experimente  algo diferente e não para dissociar diretamente a resposta da situação, isso fez com que ele revesse a sua lei de efeito.

      Thorndike ainda fez o Princípio da Seleção – o homem tem a capacidade de terem comportamentos seletivos a esse comportamento, interpretou como criatividade no pensamento ( aprendizagem por influência).

     Thorndike, levou o associacionismo ao clímax pois aceitou os desafios e as críticas provando suas ideias. Fica evidente que suas contribuições de maneira direta e fatual que era característico de seu pensamento, com o mínimo de ambiguidade  vista em outros autores. Não podemos  deixar  de admirar a originalidade,  o vigor e a perseverança que trouxe para  a disciplina.

     O Associacionismo é um instrumento metodológico  fundamental na Psicologia ,pois a associação de variáveis é indispensável ,no entanto é preciso definir o que deve ser associado, quais as variáveis ,Thorindike enfatizou uma gama de variáveis, vários outros pesquisadores trouxeram contribuições  significativa, mas Skinner (1938) trouxe uma versão menos ortodoxa, e seu interesse concentrou-se no comportamento operante.
Recomendo a leitura, assim como o estudo por todos os interessados ,principalmente por acadêmicos de psicologia.
É uma ótima pedida para entender e responder a pergunta inical:COMO É QUE SABEMOS???vale a pena

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