sexta-feira, 29 de junho de 2012

Bullying-O que é? Qual a consequência? Como saber se seu filho sofre Bullying?


NOME DO TESTE: TESTE DE BULLYUNG PARA ADOLESCENTES
1. ANÁLISE TEÓRICA
1.1 Definição
O termo bullying foi referido pela primeira vez pelo professor da Universidade Berges Noruega, Dan Olweus (1978) que ao estudar sobre as tendências suicidas entre jovens, concluiu que a maior parte destes adolescentes tinha sofrido algum tipo de ameaça ou exclusão no contesto escolar. Utilizando então o termo bullying, onde se referia aos ataques de crianças mais fortes as mais fracas.
O Bullying é conceituado como uma variedade de comportamentos de maus tratos adotados conscientemente por um ou mais indivíduos em relação a outro, podendo ser de caráter físico e/ou psicológico, caracterizado pela sua repetitividade (Fante, 2005; Martins 2005) e desequilíbrio de poder, onde a vitima geralmente é de estatura, força física ou habilidades de defesa menor que o agressor que sabe que por medo de maiores represálias, a vitima não o denunciara, por isso é transformado em alvo ou um bode expiatório (Ortega, 2002, P.201).
Apesar de ser um fenômeno ressente, o bullying é um problema que atinge o mundo todo, sendo encontrado em toda e qualquer escola (ensino fundamental, médio, superior, escola publica ou particular, rural ou urbana).
Já no Brasil, opta-se por não traduzir o termo bulying devido à inexistência de um termo correspondente direto, aqui existe muito desconhecimento sobre o fenômeno bullying, devido a isto muitos episódios de bullying podem passar despercebido pelos professores (Orpinas e Horne, 2006). Sendo esta falta de conhecimento, um reforço positivo por parte dos professores, para comportamentos de exclusão, onde muitas vezes os professores desconhecem este fenômeno e por isso podem acabar reforçando o mesmo, rotulando seus alunos com apelidos pejorativos ou reações agressivas inadequadas frente ao comportamento indisciplinado dos alunos, retroalimentando ao ciclo vivido da agressividade.
Estudos relacionados são de suma importância, pois nos ajudam a conhecer a característica que influenciam ou são influenciadas pela vitimização entre pares bullying, tanto individuais como grupais, bem como fenômenos da nossa cultura.
Segundo Lopes Neto (2005), fatores econômicos, sociais e culturais, bem como aspectos de temperamento e influencias de amigos a familiares constitui em risco para o envolvimento no bullying.
Nota-se, também, que os episódios de bullying são em sua maioria, no contexto escolar e que podem surgir também no trabalho, prisões, asilos de idosos, clubes e parques, entre vizinhos e outros.
Em 2002 e 2003, a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção a Infância a Adolescência (ABRAPIA), sob a coordenação do medico Aramis Neto, desenvolveu p programa de redução do comportamento agressivo entre os estudantes, onde se fazia a investigação das características de bullying entre 5.500 alunos de quinta a oitava serie do ensino fundamental do Rio de Janeiro.
Assim sendo, constatou-se que 40,5% estavam diretamente envolvidos em atos de bullying, sendo que 60,2% dos alunos afirmaram que o bullying ocorria mais freqüentemente dentro das salas de aula (Lopes Neto, 2005).
Em geral as vitimas de bullying, ficam amedrontadas e com baixa autoestima, podendo apresentar baixa desempenho escolar, déficit de concentração e aprendizagem, estudos mostram que crianças que sofrem bullying desenvolvem medo, pânico, depressão e distúrbios psicossomáticos. Com freqüência resistem ou recusam-se a freqüentar a escola, chegando a trocar de colégio, podendo desenvolver fobia escolar e social, inclusive abandonar efetivamente os estudos, as vitimas podem isolar-se socialmente chegando a alguns casos a cometer suicídio (Lopes Neto E Saavedra 2003).
1.2 Análise de Juízes
As perguntas pertinentes foram entregues a dois juízes, sendo estes dois Professores da Faculdade Dom Bosco, os quais avaliaram a validade de face do teste, e neste sentido, ocorreu uma modificação quanto à ordem das perguntas. Ficando da seguinte forma: as perguntas deveriam ficar em uma seqüência de “social” em seguida “emocional”, partindo do principio que primeiramente se está engajado no social para sofre as agressões e só então há modificação no psiquismo, podendo haver alteração ou não. Assim sendo esta foi a única alteração efetuada diante das perguntas.  Quem eram os juízes?
1.3 Análise Semântica
Os participantes nesta fase avaliaram se as perguntas em questão estavam de acordo, ou seja, ver se as mesmas estão em linguagem e acordo de entendimento. Segundo a avaliação dos participantes não houve alteração, onde os mesmo concluíram que as perguntas estavam a nível de entendimento. (frase confusa, vocês devem reformular).

2. ANÁLISE EMPIRICA
A avaliação objetiva dos testes psicológicos inclui, em geral, a determinação de sua validade e de sua precisão em situações especifica.
2.1 Validade
 Segundo Pasquali (2001), costuma-se definir a validade de um teste dizendo que é valido se de fato mede o que supostamente deve medir (p, 112). A validade é a questão mais importante a ser proposta com relação a qualquer teste psicológico, uma vez que, apresenta uma verificação direta do teste em satisfazer sua função.
As perguntas em questão visam avaliar a freqüência que adolescentes sofrem o Bullying e qual a conseqüência que isso causa em suas vidas. As perguntas foram divididas em dois momentos, sendo o social (que visa a relações sociais que o indivíduo tem, antes e depois das agressões) e o emocional (que tem bor objetivo, compreender as conseqüências psicológicas que as agressões podem causar e como o indivíduo se sente com esta situação).
Para construir este teste escolhemos a validade do conteúdo que procura verificar se a prova é consistida por uma amostra aceitável de situação, que permitem a observação de comportamentos, dos quais se pretendem extrair conclusões, ou seja, examina o conteúdo do construto, incluindo sua definição operacional e suas variáveis. (Pessoal, aqui vocês devem citar qual a validade que vocês usaram para avaliar o teste. Vocês no último parágrafo não falaram nada com nada. Procurem nos textos o definição da validade por vocês escolhida).
2.2 Fidedignidade
 Pasquali (2001) considera que o conceito de precisão ou fidedignidade se refere ao quanto o escore obtido no teste se aproxima do escore verdadeiro do sujeito num traço qualquer. O termo precisão, quando usado em psicometria, sempre significa estabilidade ou consistência. Precisão do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando retestado com o mesmo teste, ou com uma forma equivalente. Antes de um teste psicológico ser apresentado para o uso geral, é preciso realizar uma verificação completa e objetiva de sua precisão. (Aqui vocês devem citar qual o método de fidedignidade que vocês usarão. Nesta última frase os conceitos estão errados).
2.3. Padronização
 Num sentido geral, a padronização se refere à necessária uniformidade em todos os procedimentos no uso de um teste válido e preciso (PASQUALI, 2001). A padronização implica em uniformidade do processo de avaliação do teste. Se vamos comparar os resultados obtidos por diferentes indivíduos, as condições de aplicação devem ser evidentemente, iguais para todos. Padronização = uniformidade na aplicação dos testes.
Passando para fase de aplicação, onde entregamos aos participantes a folha com o questionário, desta forma os mesmos foram disponibilizados com cantes para assim responder as perguntas. (Reformular. Tem tempo de aplicação? É individual?)
2.4. Normatização
 Normatização = uniformidade na interpretação dos escores dos testes. A correção foi feita em forma de porcentagem, ou seja, em relação às perguntas como as pessoas e qual a quantidade delas são afetadas. Esta avaliação foi feita em cima das quatorze perguntas. (Mas como se Interpreta o teste, meninas?)


RESULTADO DA PESQUISA DE CAMPO
(O que vocês querem dizer com este tópico? Eu não pedi este item)
Em nossa pesquisa de campo, foram entrevistados 15 alunos do ensino fundamental, e 15 alunos do Ensino médio de um Colégio Estadual da Cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, que enfrentavam dificuldades no aprendizado com notas muito abaixo da média. Obtivemos esses resultados a seguir:
1. Evito sair em publico com medo de sofrer a humilhação pelo jeito que uso minhas roupas.
  Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Na amostra, 30% dos entrevistados nessa questão, marcaram a alternativa 3-concordo, 20% marcaram a alternativa 4- concordo parcialmente, 10% marcaram a alternativa 2-discordo parcialmente,e o restante marcaram a alternativa 1- discordo,ou seja, não evita sair em público por medo de sofrer humilhação.
2. Evito lugares movimentados, pois temos que reparem em meu corpo (caçoem).
 Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Na amostra acima, 50% dos entrevistados marcaram a alternativa 3-concordo, 30% marcaram a alternativa 4- concordo parcialmente, 15% dos entrevistados marcaram a alternativa 2-discordo parcialmente,e 5% marcaram a alternativa 1- discordo.
3. Sinto-me humilhado quando tiram sarro de mim.
 Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Nessa questão 70% dos entrevistados marcaram a alternativa 3-concordo,20% marcaram a alternativa 4-concordo parcialmente, e apenas 10% marcaram a alternativa 2 –discordo parcialmente,e não tivemos ninguém que discordasse dessa questão.
4. Sinto minha autoestima afetada perante a agressão verbal.
 Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Na amostra coletada pela nossa equipe, houve 40% dos alunos marcaram a alternativa 3-Concordo, 20% disseram concordar parcialmente, 20 % marcaram a alternativa 2,e 20% marcaram a alternativa 1-
5. Após a agressão sinto que não consigo me concentrar em outras atividades.
 Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Nessa questão 60% dos alunos, tanto do ensino médio, quanto do ensino fundamental, relataram dificuldades em concentração em outras atividades, 20% marcaram a alternativa 4-concordo parcialmente, 20% marcaram a alternativa 2- discordo parcialmente.
6.Sinto dificuldade em me relacionar e fazer amizades.
 Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Nessa amostra, 80% dos entrevistados marcaram a alternativa 3,e 20% a alternativa 4.
7. Isolo-me após sofrer (chacota, tiração de sarro, exposição).
 Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Nesse quesito, 60% marcaram a alternativa 3,30 % marcaram a alternativa 4,e 10% dos entrevistados não responderam
8. Sinto-me constrangido de falar com minha família, sobre as agressões verbais ocorridas.
 Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Na amostra, 70% não falam sobre isso com a família e 30% assinalaram a alternativa 4-Concordo parcialmente.
9. Sinto-me inferiorizado em relação às outras pessoas.
 Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Nossa equipe coletou nessa pesquisa que 40 % dos entrevistados sentem-se inferiorizados, alternativa 3,30 % assinalam a alternativa 4, 20% marcaram a alternativa 2,e dez alunos não responderam.
10. Sou caçoado com freqüência na escola.
 Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Nessa questão 80% dos alunos entrevistados, marcaram a alternativa 3,e 20% marcaram a alternativa 4.
11. Sinto-me incapaz de me defender de agressões ( verbais, fisicas..).
  Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Nessa questão 50% marcaram a alternativa 3,20% marcaram alternativa 4-concordo parcialmente, 20% marcaram a alternativa 2,e 10% marcaram a alternativa 1.
12. Neste ano tive vontade de parar de estudar.
 Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Quase a totalidade dos entrevistados, 80% marcaram a alternativa 3,os outros 20% não responderam.
13.Quando humilhado penso em vingança.
 Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Nessa questão, obtivemos que 60%assinalaram a alternativa 3,30% dos entrevistados marcaram a alternativa 4,e 10% não responderam.
14. Já usei de vingança.
Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Essa questão teve 80% dos entrevistados marcaram a alternativa 1-discordo, e os outros 10 % assinalaram a alternativa 3,os outros 10%,não quiseram responder essa questão.

9- APÊNDICE.
APÊNDICE 1 - QUESTIONÁRIO

9.1 PERGUNTAS RELACIONADAS AO BULLYNG.
Marque os acontecimentos ocorridos nos últimos seis meses.
Enumere de acordo com a tabela.
Discordo, discordo parcialmente, concordo, concordo parcialmente.
1. Evito sair em publico com medo de sofrer a humilhação pelo jeito que uso    minhas roupas.
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
2. Evito lugares movimentados, pois temos que reparem em meu corpo (caçoem).
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
3. Sinto-me humilhado quando tiram sarro de mim.
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
4. Sinto minha autoestima afetada perante a agressão verbal.
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
5. Após a agressão sinto que não consigo me concentrar em outras atividades.
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
6.Sinto dificuldde em me relacionar e fazer amizades.
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
7. Isolo-me após sofrer (chacota, tiração de sarro, exposição).
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
8. Me sinto constrangido de falar com minha família, sobre as agressões   verbais ocorridas.
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
9. Sinto-me inferiorizado em relação as outras pessoas.
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
10. Sou caçoado com frequencia na escola.
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
11. Sinto-me incapaz de me defender de agressões ( verbais, fisicas..).
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
12. Neste ano tive vontade de parar de estudar.
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
13.Quando humilhado penso em vingança.
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
14. Ja usei de vingança.
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )

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