NOME DO TESTE: TESTE
DE BULLYUNG PARA ADOLESCENTES
1. ANÁLISE TEÓRICA
1.1 Definição
O
termo bullying foi referido pela primeira vez pelo professor da Universidade
Berges Noruega, Dan Olweus (1978) que ao estudar sobre as tendências suicidas
entre jovens, concluiu que a maior parte destes adolescentes tinha sofrido
algum tipo de ameaça ou exclusão no contesto escolar. Utilizando então o termo
bullying, onde se referia aos ataques de crianças mais fortes as mais fracas.
O
Bullying é conceituado como uma variedade de comportamentos de maus tratos
adotados conscientemente por um ou mais indivíduos em relação a outro, podendo
ser de caráter físico e/ou psicológico, caracterizado pela sua repetitividade
(Fante, 2005; Martins 2005) e desequilíbrio de poder, onde a vitima geralmente
é de estatura, força física ou habilidades de defesa menor que o agressor que
sabe que por medo de maiores represálias, a vitima não o denunciara, por isso é
transformado em alvo ou um bode expiatório (Ortega, 2002, P.201).
Apesar
de ser um fenômeno ressente, o bullying é um problema que atinge o mundo todo,
sendo encontrado em toda e qualquer escola (ensino fundamental, médio,
superior, escola publica ou particular, rural ou urbana).
Já
no Brasil, opta-se por não traduzir o termo bulying devido à inexistência de um
termo correspondente direto, aqui existe muito desconhecimento sobre o fenômeno
bullying, devido a isto muitos episódios de bullying podem passar despercebido
pelos professores (Orpinas e Horne, 2006). Sendo esta falta de conhecimento, um
reforço positivo por parte dos professores, para comportamentos de exclusão,
onde muitas vezes os professores desconhecem este fenômeno e por isso podem
acabar reforçando o mesmo, rotulando seus alunos com apelidos pejorativos ou
reações agressivas inadequadas frente ao comportamento indisciplinado dos
alunos, retroalimentando ao ciclo vivido da agressividade.
Estudos
relacionados são de suma importância, pois nos ajudam a conhecer a
característica que influenciam ou são influenciadas pela vitimização entre
pares bullying, tanto individuais como grupais, bem como fenômenos da nossa
cultura.
Segundo
Lopes Neto (2005), fatores econômicos, sociais e culturais, bem como aspectos
de temperamento e influencias de amigos a familiares constitui em risco para o
envolvimento no bullying.
Nota-se,
também, que os episódios de bullying são em sua maioria, no contexto escolar e
que podem surgir também no trabalho, prisões, asilos de idosos, clubes e
parques, entre vizinhos e outros.
Em
2002 e 2003, a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção a Infância a
Adolescência (ABRAPIA), sob a coordenação do medico Aramis Neto, desenvolveu p
programa de redução do comportamento agressivo entre os estudantes, onde se
fazia a investigação das características de bullying entre 5.500 alunos de
quinta a oitava serie do ensino fundamental do Rio de Janeiro.
Assim
sendo, constatou-se que 40,5% estavam diretamente envolvidos em atos de
bullying, sendo que 60,2% dos alunos afirmaram que o bullying ocorria mais
freqüentemente dentro das salas de aula (Lopes Neto, 2005).
Em
geral as vitimas de bullying, ficam amedrontadas e com baixa autoestima,
podendo apresentar baixa desempenho escolar, déficit de concentração e
aprendizagem, estudos mostram que crianças que sofrem bullying desenvolvem
medo, pânico, depressão e distúrbios psicossomáticos. Com freqüência resistem
ou recusam-se a freqüentar a escola, chegando a trocar de colégio, podendo
desenvolver fobia escolar e social, inclusive abandonar efetivamente os
estudos, as vitimas podem isolar-se socialmente chegando a alguns casos a
cometer suicídio (Lopes Neto E Saavedra 2003).
1.2 Análise de Juízes
As
perguntas pertinentes foram entregues a dois juízes, sendo estes dois
Professores da Faculdade Dom Bosco, os quais avaliaram a validade de face do
teste, e neste sentido, ocorreu uma modificação quanto à ordem das perguntas.
Ficando da seguinte forma: as perguntas deveriam ficar em uma seqüência de
“social” em seguida “emocional”, partindo do principio que primeiramente se
está engajado no social para sofre as agressões e só então há modificação no
psiquismo, podendo haver alteração ou não. Assim sendo esta foi a única
alteração efetuada diante das perguntas. Quem eram os juízes?
1.3 Análise Semântica
Os
participantes nesta fase avaliaram se as perguntas em questão estavam de
acordo, ou seja, ver se as mesmas estão em linguagem e acordo de entendimento. Segundo
a avaliação dos participantes não houve alteração, onde os mesmo concluíram que
as perguntas estavam a nível de entendimento. (frase confusa, vocês devem
reformular).
2. ANÁLISE EMPIRICA
A
avaliação objetiva dos testes psicológicos inclui, em geral, a determinação de
sua validade e de sua precisão em situações especifica.
2.1 Validade
Segundo Pasquali (2001), costuma-se definir a
validade de um teste dizendo que é valido se de fato mede o que supostamente
deve medir (p, 112). A validade é a questão mais importante a ser proposta com
relação a qualquer teste psicológico, uma vez que, apresenta uma verificação
direta do teste em satisfazer sua função.
As
perguntas em questão visam avaliar a freqüência que adolescentes sofrem o
Bullying e qual a conseqüência que isso causa em suas vidas. As perguntas foram
divididas em dois momentos, sendo o social (que visa a relações sociais que o
indivíduo tem, antes e depois das agressões) e o emocional (que tem bor
objetivo, compreender as conseqüências psicológicas que as agressões podem
causar e como o indivíduo se sente com esta situação).
Para
construir este teste escolhemos a validade do conteúdo que procura verificar se
a prova é consistida por uma amostra aceitável de situação, que permitem a
observação de comportamentos, dos quais se pretendem extrair conclusões, ou
seja, examina o conteúdo do construto, incluindo sua definição operacional e
suas variáveis. (Pessoal, aqui vocês devem citar qual a validade que vocês
usaram para avaliar o teste. Vocês no último parágrafo não falaram nada com
nada. Procurem nos textos o definição da validade por vocês escolhida).
2.2 Fidedignidade
Pasquali (2001) considera que o conceito de
precisão ou fidedignidade se refere ao quanto o escore obtido no teste se
aproxima do escore verdadeiro do sujeito num traço qualquer. O termo precisão,
quando usado em psicometria, sempre significa estabilidade ou consistência. Precisão
do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando
retestado com o mesmo teste, ou com uma forma equivalente. Antes de um teste
psicológico ser apresentado para o uso geral, é preciso realizar uma
verificação completa e objetiva de sua precisão. (Aqui vocês devem citar qual o
método de fidedignidade que vocês usarão. Nesta última frase os conceitos estão
errados).
2.3. Padronização
Num sentido geral, a padronização se refere à
necessária uniformidade em todos os procedimentos no uso de um teste válido e
preciso (PASQUALI, 2001). A padronização implica em uniformidade do processo de
avaliação do teste. Se vamos comparar os resultados obtidos por diferentes
indivíduos, as condições de aplicação devem ser evidentemente, iguais para
todos. Padronização = uniformidade na aplicação dos testes.
Passando
para fase de aplicação, onde entregamos aos participantes a folha com o
questionário, desta forma os mesmos foram disponibilizados com cantes para
assim responder as perguntas. (Reformular. Tem tempo de aplicação? É
individual?)
2.4. Normatização
Normatização = uniformidade na interpretação
dos escores dos testes. A correção foi feita em forma de porcentagem, ou seja,
em relação às perguntas como as pessoas e qual a quantidade delas são afetadas.
Esta avaliação foi feita em cima das quatorze perguntas. (Mas como se
Interpreta o teste, meninas?)
RESULTADO DA PESQUISA DE
CAMPO
(O que vocês querem dizer
com este tópico? Eu não pedi este item)
Em
nossa pesquisa de campo, foram entrevistados 15 alunos do ensino fundamental, e
15 alunos do Ensino médio de um Colégio Estadual da Cidade de Curitiba, no
Estado do Paraná, que enfrentavam dificuldades no aprendizado com notas muito
abaixo da média. Obtivemos esses resultados a seguir:
1.
Evito sair em publico com medo de sofrer a humilhação pelo jeito que uso minhas
roupas.
Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc
( )
Na
amostra, 30% dos entrevistados nessa questão, marcaram a alternativa
3-concordo, 20% marcaram a alternativa 4- concordo parcialmente, 10% marcaram a
alternativa 2-discordo parcialmente,e o restante marcaram a alternativa 1-
discordo,ou seja, não evita sair em público por medo de sofrer humilhação.
2.
Evito lugares movimentados, pois temos que reparem em meu corpo (caçoem).
Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc
( )
Na
amostra acima, 50% dos entrevistados marcaram a alternativa 3-concordo, 30%
marcaram a alternativa 4- concordo parcialmente, 15% dos entrevistados marcaram
a alternativa 2-discordo parcialmente,e 5% marcaram a alternativa 1- discordo.
3.
Sinto-me humilhado quando tiram sarro de mim.
Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc
( )
Nessa
questão 70% dos entrevistados marcaram a alternativa 3-concordo,20% marcaram a
alternativa 4-concordo parcialmente, e apenas 10% marcaram a alternativa 2
–discordo parcialmente,e não tivemos ninguém que discordasse dessa questão.
4.
Sinto minha autoestima afetada perante a agressão verbal.
Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc
( )
Na
amostra coletada pela nossa equipe, houve 40% dos alunos marcaram a alternativa
3-Concordo, 20% disseram concordar parcialmente, 20 % marcaram a alternativa
2,e 20% marcaram a alternativa 1-
5.
Após a agressão sinto que não consigo me concentrar em outras atividades.
Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc
( )
Nessa
questão 60% dos alunos, tanto do ensino médio, quanto do ensino fundamental,
relataram dificuldades em concentração em outras atividades, 20% marcaram a
alternativa 4-concordo parcialmente, 20% marcaram a alternativa 2- discordo
parcialmente.
6.Sinto
dificuldade em me relacionar e fazer amizades.
Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc
( )
Nessa
amostra, 80% dos entrevistados marcaram a alternativa 3,e 20% a alternativa 4.
7.
Isolo-me após sofrer (chacota, tiração de sarro, exposição).
Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc
( )
Nesse
quesito, 60% marcaram a alternativa 3,30 % marcaram a alternativa 4,e 10% dos
entrevistados não responderam
8.
Sinto-me constrangido de falar com minha família, sobre as agressões verbais
ocorridas.
Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc
( )
Na
amostra, 70% não falam sobre isso com a família e 30% assinalaram a alternativa
4-Concordo parcialmente.
9.
Sinto-me inferiorizado em relação às outras pessoas.
Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc
( )
Nossa
equipe coletou nessa pesquisa que 40 % dos entrevistados sentem-se
inferiorizados, alternativa 3,30 % assinalam a alternativa 4, 20% marcaram a
alternativa 2,e dez alunos não responderam.
10.
Sou caçoado com freqüência na escola.
Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc
( )
Nessa
questão 80% dos alunos entrevistados, marcaram a alternativa 3,e 20% marcaram a
alternativa 4.
11.
Sinto-me incapaz de me defender de agressões ( verbais, fisicas..).
Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc
( )
Nessa
questão 50% marcaram a alternativa 3,20% marcaram alternativa 4-concordo
parcialmente, 20% marcaram a alternativa 2,e 10% marcaram a alternativa 1.
12.
Neste ano tive vontade de parar de estudar.
Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc
( )
Quase
a totalidade dos entrevistados, 80% marcaram a alternativa 3,os outros 20% não
responderam.
13.Quando
humilhado penso em vingança.
Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc
( )
Nessa
questão, obtivemos que 60%assinalaram a alternativa 3,30% dos entrevistados
marcaram a alternativa 4,e 10% não responderam.
14.
Já usei de vingança.
Disc
( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
Essa
questão teve 80% dos entrevistados marcaram a alternativa 1-discordo, e os
outros 10 % assinalaram a alternativa 3,os outros 10%,não quiseram responder
essa questão.
9- APÊNDICE.
APÊNDICE
1 - QUESTIONÁRIO
9.1
PERGUNTAS RELACIONADAS AO BULLYNG.
Marque
os acontecimentos ocorridos nos últimos seis meses.
Enumere
de acordo com a tabela.
Discordo,
discordo parcialmente, concordo, concordo parcialmente.
1.
Evito sair em publico com medo de sofrer a humilhação pelo jeito que uso minhas roupas.
1.Disc
( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
2.
Evito lugares movimentados, pois temos que reparem em meu corpo (caçoem).
1.Disc
( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
3.
Sinto-me humilhado quando tiram sarro de mim.
1.Disc
( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
4.
Sinto minha autoestima afetada perante a agressão verbal.
1.Disc
( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
5.
Após a agressão sinto que não consigo me concentrar em outras atividades.
1.Disc
( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
6.Sinto
dificuldde em me relacionar e fazer amizades.
1.Disc
( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
7.
Isolo-me após sofrer (chacota, tiração de sarro, exposição).
1.Disc
( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
8.
Me sinto constrangido de falar com minha família, sobre as agressões verbais ocorridas.
1.Disc
( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
9.
Sinto-me inferiorizado em relação as outras pessoas.
1.Disc
( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
10.
Sou caçoado com frequencia na escola.
1.Disc
( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
11.
Sinto-me incapaz de me defender de agressões ( verbais, fisicas..).
1.Disc
( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
12.
Neste ano tive vontade de parar de estudar.
1.Disc
( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
13.Quando
humilhado penso em vingança.
1.Disc
( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc ( )
14.
Ja usei de vingança.
1.Disc ( ) 2. Dic Par ( ) 3.Con ( ) 4. Con Parc
( )
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